O que faz um agente imobiliário?

Um agente imobiliário é um indivíduo que tem licença para negociar e providenciar vendas imobiliárias; trabalha para um corretor imobiliário ou direto com o proprietário. Negociar e organizar pode incluir exibir imóveis, listar propriedade, preencher contratos, listar contratos e contratos de compra. Os agentes imobiliários geralmente são licenciados para operar sob a supervisão de um corretor imobiliário.

Além disso, geralmente é um requisito para os gerentes de propriedade ser licenciados em imóveis também. A grande maioria dos agentes imobiliários estão envolvidos em listas e vendas de imóveis residenciais. Vejamos os dois lados de uma transação e alguns dos deveres do agente imobiliário de cada lado:
  • TRABALHANDO COM O VENDEDOR:   quando um proprietário decide que quer vender seu imóvel, a maioria convocará uma corretora de imóveis para trabalhar com um agente para inseri-la em grandes anúncios. Este banco de dados é compartilhado entre todos os membros da corretora local que, em seguida, trabalham para trazer um comprador para o lar.
Veja uma lista de funções e atividades do agente:
  1. Determinar o valor do imóvel no mercado atual;
  2. Aconselhar o proprietário em preparar a casa para as exibições;
  3. Inserir o imóvel no banco de dados imobiliário;
  4. Inserir o imóvel nos anúncios impressos, e outros meios de comunicação tradicionais, bem como na Internet;
  5. Supervisionar e / ou agendar as exibições do imóvel;
  6. Informar ao vendedor proprietário qualquer interesse e algum feedback dos compradores que vêm a casa;
  7. Quando um comprador fizer uma oferta, ajudar o vendedor nas negociações à obter o valor mais próximo que deseja;
  8. Coordenar o processo de contrato através do encerramento, incluindo inspeções, documentos e outros itens necessários para fechar.
  • COM O COMPRADOR:   O mesmo corretor e agente que coloca um imóvel a venda é raramente o mesmo que entregará ao comprador. Qualquer outro corretor e agente pode trazer um comprador que faça uma oferta. Assim, um agente, embora capaz de trabalhar com ambos os lados em uma transação, geralmente só trabalha com o vendedor ou o comprador. Vejamos alguns dos deveres e atividades de um agente que trabalha com compradores, que é basicamente o antônimo do auxilio com o vendedor:
  1. Ajudar a localizar e visualizar imóveis que atendam aos seus requisitos essenciais;
  2. Ajudar a garantir uma hipoteca.
  3. Aconselhe-os na área, condições de mercado, e se eles acreditam que os imóveis de interesse têm preços razoáveis ​​ou não.
  4. Trabalhar com eles para elaborar a oferta inicial menor;
  5. Trabalhe com eles através de negociações e contra ofertas com o(s) vendedor(s) numa possível permuta;
  6. Após a execução de um contrato de compra, coordenar o processo de transação no lado do comprador;
  7. Avaliar as coordenadas, cronogramas, inspeções e outras atividades relacionadas à transação.
  8. Entregar e explicar todos os documentos, taxas, impostos, seguro, etc.
Enquanto os agentes imobiliários são frequentemente comparados com os agentes, ao discutir as mudanças provocadas pela Internet, eles agregam valor ao processo de transação. Atualmente eles estão perdendo espaço para as ferramentas virtuais, mas ajudar compradores e vendedores a obter valor e passar pelo processo é um serviço valioso.

Atualizado em 18/05/2018 para melhoria na gramática. 


@Gilberto Ghidini | CRECI 6342 MT
65 98127-4220
CONSULTE CONDIÇÕES COM 1CLIQUE


Venha tomar um café conosco na Todimo Home Center, Sala 24, Av. Miguel Sutil, 6274, bairro Despraiado, Cuiabá-MT, CEP 78048-000.

Fique tranquilo(a), nenhuma visita à obra ou decorado gera compromisso entre as partes, até a assinatura do Contrato.

Todas as despesas com cartório (escritura, ITBI, registro, etc), taxas, tributos e despesas com financiamento serão de responsabilidade do(a) comprador (a).


Encontre as melhores opções de crédito.
Fale com o corretor ou simule com o banco de sua preferência: