Informativos: conheça os tipos de certidões sobre imóveis!
Rodrigo Oliveira12:32:00

Olá, amigos do nosso blog.
Antes de realizar uma compra imobiliária você mesmo poderá avaliar previamente toda documentação e, dessa forma, reduzir os custos na hora da compra. 
Aconselhamos, contudo, a quem não seja especialista, a escolha de um corretor de imóveis ou advogado do ramo imobiliário para facilitar o procedimento de compra de um imóvel, a fim de evitar muitos aborrecimentos e até a perda de valores significativos.

CERTIDÃO DE INTERDIÇÃO E TUTELA:
Já pensou você negociar a compra ou venda de um imóvel com uma pessoa sem condições civis para isso? Pois é. Esta Certidão de Interdição e Tutela checa se o consultado não perdeu sua capacidade civil, ou seja, se poderá exercer seus direitos civis e se possui capacidade mental para exercê-los sem auxílio de curador ou tutor. 
Esta certidão você retira no Cartório Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de sua cidade.

CERTIDÃO DE ÔNUS REAIS: 
A certidão do Registro de Imóveis serve para identificar o verdadeiro proprietário do imóvel, é expedida pelo Cartório de Registro de Imóveis. Permite identificar e se a casa ou apartamento está desembaraçado, ou seja, se não há algo que impeça a venda – por exemplo, uma hipoteca ou penhora por ordem judicial. Sua validade é de 30 dias.

CERTIDÃO NEGATIVA DE IPTU E DA SITUAÇÃO ENFITÊUTICA: 
Por meio dela você saberá se há débito de IPTU. Nesse caso, o débito poderá ser inscrito na dívida ativa do Município, passível de execução judicial.
Com a situação enfitêutica, o comprador saberá se o imóvel é foreiro, ou seja, se incide sobre este o pagamento de foro e laudêmio. Essa certidão é retirada na Prefeitura.


CERTIDÃO VINTENÁRIA:
A Certidão Vintenária informa a história do Imóvel nos últimos 20 anos, se pertence mesmo ao vendedor e se há alguma complicação, como registro de hipoteca ou penhora decorrente de dívida.

CERTIDÃO DO DISTRIBUIDOR CÍVEL:
Esta Certidão mostra se há alguma ação judicial em nome do consultado.
Ajuda a verificar se há ação de cobrança, despejo, execução ou busca e apreensão. Se o visado for pessoa jurídica, podem-se verificar ações contra a empresa. É importante saber se o vendedor responde a algum processo, pois o imóvel poderá ser usado para pagamento da dívida.

CERTIDÃO DO DISTRIBUIDOR DA JUSTIÇA FEDERAL:
Por esta certidão é possível você saber se há problema na Justiça relacionado
à União ou a organismos federais, como débitos no INSS ou com o IR. É possível conseguir a certidão neste link .

CERTIDÃO NEGATIVA DE IMÓVEL DA RECEITA FEDERAL:
Esta certifica se há cobranças que não tenham sido encaminhadas ao Judiciário,
por exemplo, de débitos relativos ao IR. Se não houver, a certidão pode ser solicitada neste linkCaso esteja positiva, somente em uma agência da Receita Federal.
Fonte: Brevemente adaptado da Cartilha da Casa Própria da PROTESE.