Curiosidade: Blumenau é a Capital da Cerveja!
Rodrigo Oliveira09:38:00


Blumenau se tornou oficialmente a Capital da Cerveja, desde o dia 09 de março de 2017. O que muda, na prática, difícil dizer. Mas a lei que a tornou com a sanção do do Michel Temer é a seguinte:
Presidência da RepúblicaCasa CivilSubchefia para Assuntos Jurídicos
LEI Nº 13.418, DE 9 DE MARÇO DE 2017.
Confere ao Município de Blumenau, no Estado de Santa Catarina, o título de Capital Nacional da Cerveja.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:Art. 1º Fica conferido ao Município de Blumenau, no Estado de Santa Catarina, o título de Capital Nacional da Cerveja.Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.Brasília, 9 de março de 2017; 196º da Independência e 129º da República. 

MICHEL TEMER
Osmar Serraglio. 
Este texto não substitui o publicado no DOU de 10.3.2017
Blumenau foi fundada em 1850 e hoje é a terceira cidade mais populosa do Rio Grande do Sul. Blumenau se destaca nacionalmente por suas industrias de tecido, como as empresas Hering e Dudalina.

Devido a forte influência dos alemães em sua colonização, se consolidou anualmente a chamada Oktoberfest, festa da cerveja, que por 17 anos seguidos acontece no mês de outubro, na Avenida XV de outubro.

Oktoberfest tem sua origem em Munique, na Alemanha, e tem se desencadeado para as outros territórios onde têm grande concentração de alemães, como Blumenau e Itapiranga e em outros estados do Brasil. Porém a com maior repercussão é a de Blumenau, e agora a oficial.

A edição de 2013 da Oktoberfest Blumenau foi surpreendente: pela primeira vez, as bilheterias da Vila Germânica foram fechadas devido à limitação máxima de 37.704 pessoas ao mesmo tempo no Parque, veja a primeira imagem abaixo.









Top, não é?
É considerada uma das maiores festas alemãs das Américas, a maior festa germânica do Brasil, e é uma das maiores Oktoberfests do mundo, junto da Oktoberfest de Kitchener-Waterloo no Canadá e atrás da original de Munique.


Categoria: