Como NÃO cair em golpes de COMPRA e VENDA

Gente de má-fé tem em todos o cantos, fazendo manobras fraudulentas desde políticagem até a simples compra e vendas de aparelhos celulares, veículos,  aluguel de casas e (acredite) em compra e venda de animais pela internet. 

Parece não haver uma preferência se te ofertam um produto ou compram o seu, pois o objetivo nem sempre é o produto, é te arrancar uma grana qualquer a qualquer custo.  Mas, temos então o golpista comprador e o golpista vendedor.

Para o golpista vendedor a estratégia para consumar é simples: te convencer a fazer um depósito; para o golpista comprador é te ludibriar com um depósito falso, mais conhecido como envelope vazio.

Os meios mais utilizados são sites bem conhecidos, como o OLX, Usado Facil, Bom Negócio, por meio de e-mails, alguns até com sites próprios, e por ligações.

Temos então a pessoa de má-fé + objetivo + estratégia + os meios. Temos agora então os produtos, os meios, os atrativos. Vamos ver um por um como funcionam: 

GOLPE DA TELE-SENA:
O golpista te liga dizendo que você foi contemplado com uma Telesena, as vezes bem antiga, e que o prêmio está retido devido a impostos. Os impostos aqui vêm de muita imaginação. Enfim, para que seja liberado o valor do prêmio é necessário que você faça o pagamento, por meio de transferência ou depósito. E que dentro os próximos dias será liberado.
Segundo os golpistas, se fizer por transferência a liberação do prêmio será na mesma conta em alguns dias.

Lembre-se que todos os prêmios da telesena são pagos de forma líquida, isto é, já abatidos os impostos.

Desconfie sempre. Mesmo que eles forneçam seus dados, pois estelionatários costumam ter bando de dados.
Persistindo a dúvida, ligue para o SAC da telesena: 0800-7010319 e (11) 3188-5090.

Além da Telesena, costumam apresentar também como funcionários da Caixa Econômica Federal.

GOLPE DO PARENTE/AMIGO COM O CARRO QUEBRADO NA ESTRADA:
Um suposto amigo/parente distante estava indo te visitar e acabou por sofrer um acidente na estrada. Com a culpa, precisa de dinheiro e para isso da sua colaboração.

A cada golpe há um aprimoramento. A cada golpe estão mais experientes. Para garantir a consumação do golpe, eles até passam o telefone para a suposta vitima do acidente, que por sua vez ameaça levar para a justiça caso não efetue o pagamento.

Tome cuidado com situações semelhantes. Um neto distante, um amigo ou a sogra excepcionalmente viajariam sem comunicar, ainda mais hoje com tanta ferramenta a disposição, não é mesmo?

GOLPE DE COMPRA E VENDA DE CARROS E MOTOS:
Aqui está o auge da mente má do ser humano. Golpistas pouco importam para situação econômica do comprador. Para eles, quem perdoa é Deus. Como disse acima, o objetivo é te arrancar uma grana a qualquer custo, seja aquela para o seu carrão, ou para um qualquer para ir trabalhar diariamente.

Como costuma funcionar: Você entrou no OLX e está lá um carro qualquer com um valor gentil. De imediato você salva o contato e já vai para o Whatsapp. 

O que o golpista já fez antes disso: comprou um chip novo, conseguiu umas fotos do carro (as vezes do próprio site de vendas) e fez o anúncio numa cidade vizinha.

Golpistas experientes fazem mais: inicia uma transação normal de compra e venda pela internet. Marcam o encontro, fotografa o carro, filma, tira foto do documento e vai pra casa dizendo que vai pensar. No outro dia diz que não tem mais interesse. O que ele queria já tem em mãos: foto e documentos de um carro legal.
Voltando ao contato. Vocês iniciam a conversa e o golpista vai passando informações mínimas, mas passam, para que não haja desconfiança. 

Você recebe uma foto e ele pergunta o quanto tem de imediato; Você pergunta do motor ele responde e pergunta quando terá o restante; você pede o número da placa para chegar contra roubo e ele te passa ao mesmo tempo perguntando se realmente tem interesse pois tem pressa, pouco tempo e outros interessados; você pede o renavam para checar a documentação, ele já começa a dificultar ao ponto de você mesmo se achar um chato, mas te passa. Por fim você se interessou muito e quer logo segurar logo o veículo. Ele também. Ele então te passa uma conta para você passar uma quantidade, seja da entrada, do ágio, o valor integral ou, pelo menos (como dizem), para a gasolina para levar para você ver (por isso de anunciar numa cidade vizinha):
Agência - 2449-X, Conta Poupança 24510-0, Variação 51, Jerdilene Araujo Castro, Banco do Brasil. Agência 0768, Operação 013, Conta Poupança 49475-3, Jerdilene Araujo Castro, Caixa Econômica Federal. ¹
Feito isso, ele tem duas cartas na manga: lembra do documento que ele tirou foto? Pois é, ele vai te passar. E mais que isso: vai te passar também, em ultimo caso, a localização enviada pelo Whatsapp. Isso é um engano, muita gente sente firmeza nessa hora, com a foto do documento, veiculo legal e com a localização do vendedor. O que muitos não sabem é que na hora de você enviar a localização pelo Whatsapp você coloca a localização que quiser, sabia? Abra o Whatsapp, clique o clips, clique em Local, e em vez de clicar em Enviar sua localização atual, clique na Lupa pouco acima e escreva uma cidade qualquer e envie. Pronto. A pessoa recebe achando que você está lá mesmo. 

Os golpistas "alugam" as conta ou fazem parcerias. Costumam pegar correntistas sem futuro para isso. Com o tempo a policia investiga e pede o bloqueio da conta, mas nesse meio tempo o dinheiro já.

O golpista experiente vai usar uma psicologia invertida: não te dará pressão alguma, vai passar a impressão de que você é só mais um querendo comprar o veiculo dele. E se você não tomar cuidado você vai agir no desespero.
Desconfie de situações semelhantes. Desconfie de valores muito abaixo da tabela fipe. Evite compras em outros municípios. Quando for em um encontro marque em um estacionamento de supermercado ou qualquer local movimentado e não vá sozinho e nem a noite. E o mais importante: não marque nada no mesmo dia em que conheceu o vendedor, nesse tempo você além de pensar melhor sobre o produto pode dar uma pesquisada quanto a veracidade.

Quanto ao golpe de comprar o seu veículo o meio empregado é o do envelope vazio. Não tem mistério: depois dos primeiros contatos de praxe, pega contigo o número de sua conta, deposita um envelope vazio depois das 16h e pega o extrato. No mesmo instante te apresenta. Na pressa você deixa passar despercebido no rodapé do extrato a mensagem "valor a ser conferido". Ou mais que isso, você acessa sua conta e vê esse valor como "lançamentos futuros" e acha que já é seu. No outro dia é constatado pelo banco o envelope vazio e os números somem de sua conta.

Não haja no desespero e aguarde a confirmação do banco. Escória não tem rosto, idade e sexo. Desconfie de todos. Afinal é um bem valioso, não é compra de banana na feira.

GOLPE DE COMPRA E VENDA DE ANIMAIS:
Use por analogia o dito sobre compra e venda de veículos. É bem semelhante. Nada de muito conforto, querer fazer tudo por internet. O motoboy com o seu cachorro pode nem existir. Marque para ver o animalzinho em um shopping ou estacionamento de supermercado.

Se for vender, não aceite cheques. Se for comprar não antecipe nada sem antes ter o animal em posse. Afinal, dinheiro na mão calcinha no chão.

Esses golpes são comuns com animais caros e em fazendas, com compra e venda de bovinos. 

Tem sido utilizado o truque de doação de animais, nesse você só "arca" com as despesas do transporte e possível regulamento do IBAMA para transportar.

GOLPE DO BOLETO BANCÁRIO DE COMPRA DE VEÍCULO:
Está você sossegado em casa tomando um tereré curtindo uma boa musica, consciência tranquila, nome limpo e de repente recebe no celular: 
"INCRÍVEL! Quite o financiamento do Escort L BXB de R$ 8.288,78 por apenas R$ 900,00. Ligue 08006487152". 
Tá! Pode até estar tranquilo mesmo com o nome restrito, mas mais uma conta? Toda negociação desse naipe deve ser feita no proprio banco, pessoalmente, nada de telefone.

A malandragem se moderniza, criam sites, emitem boletos, liga te chorando, te comprando, te vendendo, com alto valor ou ínfimo.  Desconfie.

Espero ter ajudado alguém. Deixe um comentário se já caiu em algum golpe, pode ajudar alguém.
¹ Golpista aplicando golpes em todo o Brasil com suposta loja de veículos que envia para todo o Brasil.
Por oportuno, a CABO TELECOM se coloca à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais, caso sejam necessários, oportunidade em que reafirma o compromisso em continuar aprimorando a prestação dos serviços de telecomunicações em busca da excelência, segurança e conforto na fruição dos mesmos. 


Gilberto Ghidini. CRECI-MT 6342
Estamos na Todimo Home Center, Sala 24, Avenida Miguel Sutil, 6274 - bairro Despraiado, Cuiabá - MT, CEP 78048-000. Tecnologia do Blogger.