Manchas na parede, o que fazer?

O que fazer quando aparecem rachaduras da pintura da parede da casa?

Quando você começa a identificar bolhas e manchas nas paredes é sinal de que algo está errado, obviamente, mas a primeira coisa a fazer é localizar onde está a infiltração.

Se a marca estiver na parte superior da parede, é provável que a umidade venha do telhado ou da calha.
Manchas perto do chão podem indicar problemas na impermeabilização da fundação. Manchas e bolhas no meio da parede, podem ser infiltração vinda da rua ou algum cano
quebrado.

Para recuperar a parede com infiltração, é preciso raspar a tinta e fazer um tratamento contra umidade, para que o problema não volte. Esse processo inclui impermeabilização externa e interna.
Na parte de fora, a impermeabilização pode ser feita com materiais como a manta asfáltica. Na parte interna, é recomendável aplicar demãos de selante e tinta acrílica antimofo.

Ainda é possível dar atenção aos rejuntamentos, de material poroso e que também são fontes de infiltração, mais comuns em edifícios.

A sugestão é fazer a manutenção da casa em todas as estações do ano e tomar medidas para combater a infiltração assim que perceber o problema.

Se você precisa consertar rachaduras pequenas (menores que 3 mm), o conserto é rápido: aplique um pouco de gesso ou massa corrida sobre a rachadura, cobrindo-a totalmente. Deixe secar e lixe, para que a superfície fique totalmente lisa.Por último, pinte da cor anterior, para igualar ao resto.
Acima de 3 mm, é preciso ampliar a rachadura com a ajuda de um cinzel ou espátula, para que o produto penetre ao ser aplicado, evitando desprendimentos posteriores.
O passo seguinte é limpar a área com uma escova ou com o aspirador de pó para retirar todos os restos que possam ter caído da rachadura.
Prepare a massa corrida ou gesso e com a ajuda de uma espátula e aplique o produto no sentido longitudinal em relação à rachadura.Depois de encher bem, aplique mais massa transversalmente.
A partir daqui o processo será o mesmo das rachaduras pequenas: deixe secar, lixe e pinte. Esse conserto costuma gerar bastante pó, por isso recomendamos fazê-lo em um ambiente bem ventilado.
By Revista Faz Tudo.