Casa de bambu no Chile!

Construídas a partir de bambu e tijolo convencional, 25 casas foram construídas para a comunidade indígena mapuche na cidade de La Pincoya, região metropolitana de Santiago do Chile.
Desenvolvido pelo arquiteto Cristián Undurraga, o projeto de habitação social contou com a participação ativa dos membros da tribo.
A fim de respeitar as crenças da comunidade e sua relação pacífica com a natureza, as residências foram idealizadas em formato de “rukas”, tradicionais albergues transitórios, feitos com troncos e folhagens, que se confundem na paisagem e se degradam com o tempo.
“Com dificuldades de integração, os mapuche nunca foram um povo construtor, sempre se abrigaram nas montanhas e outros espaços naturais. Isso explica a dificuldade de adaptação à vida moderna e urbana”, explica Undurraga.
Dispostas em uma longa fileira, as residências têm a fachada principal orientada para o leste, atendendo aos costumes ancestrais dos mapuche, que determina que a porta de entrada sempre deve ser construída em direção ao nascente.
Nas fachadas frontal e posterior, a disposição diagonal da madeira tem como objetivo fixar os muros laterais em caso de abalos sísmicos, enquanto tijolo e concreto armado foram utilizados como técnica construtiva, inspirados na tradição artesanal indígena.
 


Fonte: arcoweb.com
bamboo house in chile, casa de bambú en Chile, チリのの家,
竹樓在智利, Bambushaus in chile, 칠레에서 대나무 집, maison en bambou au Chili

Postagens mais visitadas deste blog

Confiar ou não na MRV Engenharia?

Customizando móveis básicos

Reciclar Pneu é o que há!