Telhado branco diminui temperatura
Rodrigo Oliveira08:37:00

Uma nova técnica de redução das ilhas de calor e economia de energia foi apresentada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em final de outubro de 2013. O projeto piloto que consta na pintura de branco do telhado de residências e edifícios mostra que a temperatura interior nestes ambientes diminuem em até 30% com a sua implantação.

A apresentação da técnica aconteceu durante a conclusão da I Oficina de Construções Sustentáveis e realizou a pintura de branco do telhado da primeira casa ecológica do Piauí . O secretário executivo da Semam, Dionísio Neto, explicou junto com a diminuição da temperatura há, também, uma redução do uso de energia, de ar condicionado e da emissão de gases poluentes. A ação permite a compensação de 10 e 5 toneladas de CO2 a cada 100 m².

"Essa ação é apenas um projeto piloto que ajudará a diminuir os gastos com ar-condicionado, ventilador, geladeira e, consequentemente, a emissão de gases do efeito estufa, pretendemos levar a ideia para as escolas e outros prédios públicos, o que, em última análise, também ajudaria a controlar os efeitos nocivos do aquecimento global", destacou Dionísio.

A Semam utilizou uma tinta específica para telhado, e uma máquina de pintura americana especifica para pintura de telhados. A iniciativa contou com a doação da empresa Telhas Mafrense para atividade. A atividade desenvolvida na primeira casa ecológica do Piauí foi baseada no estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Califórnia, que revela que enquanto as coberturas escuras absorvem 80% do calor externo, as claras refletem até 90% da luz solar.

O tema 'telhados brancos' também foi assunto na Rio+20. Durante o evento, especialistas afirmaram que a solução – simples e caseira – caso torne-se um hábito comum, em 20 anos pode evitar a emissão de 24 trilhões de toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.
Isso quer dizer que se você procura como deixar sua casa menos quente, mais fresca, se muito calor, mão na massa.  Aliás, na tinta ;-)

Categoria: