Como desistir da compra de imóvel ainda na planta?

IMÓVEL NA PLANTA, O QUE É?

Imóvel na planta é a comercializado de qualquer imóvel na fase de lançamento, ou seja, antes do início de sua construção.

AS VANTAGENS

Imóvel na planta tem sua vantagem de valor bem abaixo do que o da data de entrega, construções modernas e um bom prazo para pagar a entrada. Mais vantajoso ainda quando se pode acertar todo o debito direto com a construtora, sem intermediação de Bancos.

OS PROBLEMAS

Contudo, muitas compras de imóveis na planta tem ocasionado brigas na justiça para resolver alguns problemas, como atraso na entrega, impossibilidade de manter a negociação por parte do próprio cliente ou simplesmente o cliente desistir por problemas pessoais.
Por qualquer motivo que seja, você pode fazer o distrato, ficando a quantia a receber dependente do motivo, se foi por irresponsabilidade do cliente ou da construtora.
Caso você esteja nessa situação, deve procurar seu advogado para analisar a quantia a receber de volta. Não se intimide com cláusulas desfavoráveis ao cliente, muitas não tem validade, como reterem de 20 a 30% do valor pago caso desista da compra.

OS CULPADOS

Veja agora os maiores motivos de quando o distrato pode ser feito a favor do cliente:
-Imóvel com entrega atraso - Nessa situação o consumidor deve receber todo o valor pago com correção e numa única parcela.
-Imóvel diferente do combinado - Nesse caso deve ser revisto o memorial descritivo. Se confirmado, pode ser feito o distrato.
O cliente ainda pode entrar com pedido de danos morais ou materiais, por ter que se manter no aluguel por mais tempo, por exemplo.

Veja agora os maiores motivos de quando o distrato pode ser feito a favor da construtora:
-Problemas financeiros do cliente - Se o cliente antecipar sua situação a construtora, melhor. Assim não corre o risco de ter seu nome incluso em órgãos proteção de crédito. De qualquer forma, nesse caso, a construtora pode reter de 10 a 15% do valor pago como despesas administrativas, não 30%, como costumam estabelecer em contrato. Essa clausula não é válida, essa é a importância da presença de um advogado de confiança.


OBSERVAÇÕES

Não compre imóvel pensando em desistir. Um imóvel é o sonho de qualquer pessoa, de qualquer família e deve ser feito todo o possível para não abrir mão. Porém, paralelo aos sonhos, fique atento a seus direitos. 

Se puder, deixe seu comentário =)


Gilberto Ghidini. CRECI-MT 6342
Estamos na Todimo Home Center, Sala 24, Avenida Miguel Sutil, 6274 - bairro Despraiado, Cuiabá - MT, CEP 78048-000. Tecnologia do Blogger.