Como instalar wifi no seu condomínio?

Vai morar agora em seu apê e quer distribuir internet para o seu pequeno  condomínio, mas não sabe como fazer? 
Muito simples, vamos mostrar agora como fazer essa configuração sem precisar de um profissional.
Antes de montar nossa rede não profissional, vamos dar uma recapitulada no que é e como funciona, para depois fazer.

WIFI/Wirelles, o que é e como funciona:

Nada mais é que a transmissão de dados por meio de antes, sem fio.
Ou seja, internet encaminhada via antena, para outra antena(algumas são embutidas, como em notebooks, celulares e por ai vai).


Repare que o Modem serve para converter o sinal de telefone para dados, daí sim mandar para os dispositivos. É muito comum ver dois aparelhos juntos, um modem(para converter o sinal em dados), e um roteador(para só enviar via wifi). Agora já estão vindo juntos, num modem wirelles/wifi.

Esses equipamentos da figura são para distribuir dentro de casa, ou até o vizinho. Não é o nosso caso, vamos precisar de uma antena maior que o modem, uma antena externa, chamada omnidirecional. Vejamos abaixo o que mais vamos precisa.

Materiais necessários:


Internet banda larga em alta velocidade

Modem + roteador wirelles (certifique-se na loja que a antena é rosqueável, se ela pode ser retirada para ser substituída; geralmente não é, mas para nosso caso, precisa ser)


Antena externa + cabo (cabo de no máximo 9metros, não peça mais que isso)
Considerando que já tenha o computador, vamos precisar de uns 600 reais, sendo nesse material a antena o maior investimento.

INSTALAÇÃO

Passo 1: Solicitar seu plano.
Antes de sair ligando para as operadores, consulte quais as mais recomendadas, se preciso, pesquise em fóruns e Reclame Aqui. Recomendo GVT ou NET, e que seja de no mínimo 10megas. No pedido, vão te passar o seu provedor e senha, para configurar no modem, salve no computador.

Passo 2: Aguardar pedido.
Aguarde a instalação do seu telefone com internet. Caso já tenha sua linha telefônica, demora menos, resta aguardar o seu sinal de internet(DSL). Tempo médio de 4 dias o telefone mais plano de internet. Só o sinal, umas 24h.

Passo 3: Instalação básica.
Se você não entende o básico do básico, aguarde o técnico vir para instalar, senão, você mesmo pode fazer a configuração com o CD do modem juntamente com o seu e-mail de provedor e senha, que te passaram. Com o CD é feito de forma automática, manualmente deve olhar embaixo do modem o endereço que deve acessar pelo navegador para configurá-lo, geralmente 10.0.0.1, login admin e senha admin. 

Passo 4: Acrescentando o Router.
Se você optou a instalação por conta da operadora, ficou da seguinte forma (Telefone --> Modem --> Computador), como a figura abaixo:


Funcionando normal em seu computador, agora vamos acrescentar o roteador para dar mais portas de saída e, posteriormente, trocar a antena para ampliar o sinal. Caso seu aparelho seja modem + roteador, pule essa etapa.
Deve ficar da seguinte forma: Telefone --> Modem --> Router --> Computador, como mostra a figura abaixo:


Sem precisar desligar, retire o cabo de rede que está saindo do modem (aqui é o azul, mas tem também amarelo e cinza) e ligue na entrada WAN do seu Roteador; pegue outro cabo de rede, conecte uma ponta na saída 1 do seu router e a outra em seu computar, ficando exatamente como mostra a imagem acima.

Passo 05: Ampliando o sinal.
Até aqui tudo pronto: modem gerando sinal, ao invés de mandar só para o seu computador, está mandando para o roteador, para poder distribuir; está distribuindo sinal, porém não tão longe.
Vamos desrosquear a antena original e colocar o cabo da mesma, da omnidirecional, como mostra a figura ao lado.

Aperte bem. Na outra ponta rosqueie bem na antena e isole com fita de alta-fusão, para não ter contato com água. Feito isso, teste. Se der algum erro, revise cada item.

Passo 06: Posicionar a antena.
Estando tudo certo, posicione numa altura considerável. Caso seu condomínio seja vertical muito alto, tente  fazer essa instalação em algum lugar de frente ao prédio.
O ideal é como a referência abaixo.


Observações.
Há quem coloca uma em uma torre, para isso você não deve aumentar o cabo, e sim levar todo o equipamento para ela, e coloca-la em uma caixa protegida.
Gostou? Comente ai.


Venha tomar um café conosco na Todimo Home Center, Sala 24, Av. Miguel Sutil, 6274 - Despraiado, Cuiabá-MT, CEP 78048-000. Tecnologia Blogger.