Imóvel: financiamento, consórcio ou poupança?
Rodrigo Oliveira10:42:00

Há uns dias publiquei sobre optar consórcio ou por financiamento na hora de você dar seu primeiro passo para seu primeiro imóvel, e vimos que financiar levou mais vantagem. Claro que isso é relativo às suas necessidades, aos seus prazos e até mesmo a situação no país. 

Considerando que esta publicação é destinada a leigos, vejamos agora um comparativo entre consórcio, financiamento e poupança até a sua casa própria, suas vantagens e desvantagens em dados técnicos.

CONSÓRCIO, FINANCIAMENTO OU POUPANÇA:
*Custos consideram consórcio de imóvel Porto Seguro; as parcelas e valor do crédito são atualizadas pelo INCC, mas a correção só se aplica ao saldo devedor.   **a parcela é corrigida também pela TR, não considerada na simulação.   ***o rendimento é corrigido também pela TR, não considerada na simulação.
Olhando ligeiramente, caso não esteja tão necessitado, continua compensando fazer uma reserva e comprar a vista; 

caso esteja com urgência para morar, apele para o financiamento, com parcelas fixas, dando o máximo que puder de entrada, obviamente; 

quanto ao consórcio é recomendável para quem está sem pressa ou que tenha um bom lance, considerando que seu rendimento é inferior a inflação, ficando assim o valor da sua carta cada dia menos significante. 

Algumas administradores de consórcio costumam reajustar as parcelas mensalmente para no final não ocorrer essa situação, neste caso, pode ocorrer de você, porém, não conseguir quitar com pontualidade suas prestações acrescidas aos reajustes. Busca: devo fazer consórcio ou financiar? comprar a vista ou financiar? vantagem e desvantagem do consórcio e financiamento.
Categoria: