O que faz a incorporadora, construtora e corretora?


É importante conhecer o papel dos três agentes mais importantes: incorporadora, construtora e empresa de vendas, a corretora.  A incorporadora é a atriz principal desse enredo. Ela escolhe e compra o terreno e se compromete a construir um edifício  - ou vários – e pode comercializar cada uma das unidades autônomas daquele projeto antes, durante ou depois da construção. A incorporação precisa ter seu registro no Ofício de Registro de Imóveis, garantia fundamental da legalidade do projeto, sua conformidade e também da idoneidade da incorporadora.
Para comprar um imóvel na planta, é essencial confiar na incorporadora. Daí a necessidade de verificar o seu histórico, quantos e quais empreendimentos entregou (carteira de projetos), se é uma multinacional com nome reconhecido em outros países. As maiores têm capital aberto, ou seja, ações na Bolsa de Valores e, portanto, seguem uma série de rígidas normas financeiras e contábeis.
É de responsabilidade da incorporadora contratar a construtora, que pode ou não ser do mesmo grupo. A construtora se responsabiliza por toda a engenharia da obra, pela execução das diferentes etapas do projeto, da fundação até o acabamento. Mas saiba que a responsabilidade da entrega do empreendimento é sempre da incorporadora. É com ela que será assinado o contrato de compra e venda.
As empresas de vendas, terceirizadas ou da própria incorporadora, são responsáveis pela venda daquele empreendimento.  São o seu primeiro contato com um novo projeto – o que pode acontecer por meio de um folheto ou no estande de vendas. São elas que apresentam o empreendimento ao comprador, divulgam o projeto, comunicam preço e forma de pagamento.  Os corretores, treinados para vender um determinado empreendimento, são ligados a essas empresas.
Existem empresas de todos os tamanhos em todas as áreas. A seriedade e o respeito conquistado por cada uma é fundamental na escolha de um empreendimento. Portanto, saiba quem é quem e informe-se para fazer uma compra segura. A compra de um imóvel é, sem dúvida, a aquisição mais importante da sua vida.
Em alguns casos, a incorporadora e a construtora são do mesmo grupo. E pode haver  mais de uma empresa de vendas envolvida.
Fonte: Blogbrookfield

Postagens mais visitadas deste blog

Confiar ou não na MRV Engenharia?

Customizando móveis básicos

Reciclar Pneu é o que há!